O SINEP/MG anuncia mudanças na próxima reunião da Câmara de Ensino Superior. A professora Bernadete Gatti, responsável pela palestra sobre formação docente no dia 02 de setembro, não poderá mais comparecer ao evento. Para manter a qualidade do encontro, mudamos a data para o dia 09 de setembro, segunda-feira, com participação dos professores membros do Conselho Nacional de Educação José Francisco Soares e Francisco César de Sá Barreto que trarão aos participantes suas contribuições para reflexão dos dirigentes das IES ofertantes de Cursos de Formação Docente.
Um dos grandes desafios das IES é modernizar seus currículos de modo que os profissionais da docência egressos, obtenham uma formação mais alinhada com as novas DCN's assim como uma maior diversidade de conhecimentos tecnológicos como por exemplo, linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) e também o learning by doing - (Aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa).

PROGRAMAÇÃO:
Formação docente e a qualidade dos cursos superiores nas IES (onde e como melhorar)
Dia 09/09
14:00 – Recepção dos participantes.
14:30 – Palestra do Professor José Francisco Soares
16:00 – Comentários do Professor Francisco César de Sá Barreto
16:30 – Debate
Local: Sede do SINEP/MG

José Francisco Soares
O Professor Doutor José Francisco Soares é membro do Conselho Nacional de Educação, onde foi o relator da Base Nacional Comum Curricular. É doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor.  Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais. 

Francisco César de Sá Barreto 
O Professor Doutor Francisco de Sá Barreto é membro do Conselho Nacional de Educação.  Bacharel em Física (UFMG,1965), Mestre em Física (University of Pittsburgh,USA, 1969), PhD em Física (University of Pittsburgh, USA, 1971), Professor Emérito da UFMG onde também desempenhou as funções de Pró-Reitor de Pesquisa e Reitor. No MEC atuou Secretário de Educação Superior. Foi Diretor Presidente do BHTEC, Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Presidente da Sociedade Brasileira de Física, Presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação e Presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação. 

Faça sua inscrição: https://www.sympla.com.br/formacao-docente-e-a-qualidade-dos-cursos-superiores-nas-ies-onde-e-como-melhorar__580269