A Câmara de Ensino Superior do SINEP/MG, coordenada pelo prof. Eduardo Soares, realiza, no dia 22 de março, das 14h às 17h, o segundo seminário para instituições do segmento. Na pauta, tecnologia aplicada à educação como instrumento de qualidade dos cursos, assim como alternativa à obtenção de conceito 5 nas Avaliações do MEC-INEP. O seminário tem por objetivo apresentar aos participantes as principais soluções acadêmicas de ferramentas tecnológicas, sistemas e plataformas educacionais que são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior. Os palestrantes também vão abordar formas de atender às dimensões e indicadores dos Instrumentos de Avaliação do MEC-INEP viabilizando a obtenção de conceito 5 em alguns indicadores do Instrumento.

 

No primeiro bloco, os participantes vão conhecer as aplicabilidades do Repositório Institucional – RI e sua capacidade de preservar toda a memória científica e acadêmica, assim como manter o registro de todas as informações e conhecimento produzido pela comunidade. Por meio do RI também é possível, em forma de acesso aberto via internet, que o acervo de produção científica, técnica, intelectual, cultural e acadêmica fique depositada de forma segura, organizada e de fácil acesso. O RI, quando apresentado aos avaliadores do MEC-INEP, como uma solução já implantada e organizada, melhora a pontuação no resultado das avaliações.

 

No segundo bloco, serão apresentadas soluções e ferramentas de TI que facilitam, aprimoram e asseguram o gerenciamento das atividades acadêmicas produzidas e desenvolvidas nos TCC’s, no NPJ e no Estágio, o que permite que gestores, professores e alunos passem a ter total controle e acompanhamento em tempo real destas atividades. Estes requisitos, organizados por meio destas ferramentas de gestão acadêmica e apresentados durante as avaliações do MEC-INEP, também possibilitam a obtenção, com base nos instrumentos de avaliação, de excelentes conceitos nos vários indicadores e respectivas dimensões destes instrumentos.

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

 

14h – Credenciamento e coffee break

14h15 – Composição da mesa e abertura dos trabalhos.

14h30 – Bloco I – Tema: Repositório Institucional

Palestrantes:

Professora Carla Floriana Martins

Bibliotecária, MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação, MBA em Gestão Educacional e Mestre em Engenharia de Produção na linha de Estudos Sociais do Trabalho, da Tecnologia e da Expertise.

Professora Izabela Capovilla

Bibliotecária e CEO da Praxis Softwares Gerenciais

15:15 – Bloco II – Tema – Sistemas de Gestão para NPJ, TCC e Estágio

Palestrantes:

Professor Gustavo Henrique de Almeida

Especialista, Mestre e Doutor em Direito, Coordenador do Curso de Direito da FAMIG, Consultor, Advogado, Gestor de IES e Membro da Comissão de Direito Educacional da OAB/MG.

Professor Leonardo de Oliveira Costa

Professor e Gestor Universitário e Especialista em EAD

16h – Abertura para perguntas e debate sobre os temas apresentados

17h30 – Encerramento

 

PÚBLICO-ALVO

 

Dirigentes, Coordenadores de Curso, Responsável pela Biblioteca e Responsável pela TI da IES

 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/seminario-ii-ensino-superior – 2019 – tecnologia-aplicada-as-ies__476305