Metodologias ativas: quando o aluno tem voz?
 

A Câmara de Ensino Fundamental II e Médio, coordenado pela prof. Cristina Detomi, realiza, no dia 23/05, de 14h às 16h30, mais um encontro do segmento. Desta vez, o tema da palestra será "Metodologias ativas: quando o aluno tem voz?" O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação. Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Professor Lúcio Fonseca 
Graduado em Pedagogia e Letras e Pós-Graduado em Tecnologia Aplicada à Educação. Sua atuação profissional foi sempre marcada pela busca intensa da inovação, razão pela qual tem dedicado parte do seu tempo, ultimamente, para ministrar cursos de atualização para gestores e docentes de redes públicas de ensino, do Brasil e de Angola, com ênfase na aplicação de instrumentos gerenciais avançados e de técnicas inovadoras em sala de aula. Na mesma vertente, tem recebido missões de executivos angolanos, de empresas como BHP, Escom e Endiama, para se submeterem a programas de formação em gestão, formatados sob medida para gestores das áreas de mineração e petróleo. Foi, durante mais de 20 anos, Gestor de Escolas, no Brasil e no exterior, e, por 6 anos, Diretor de Tecnologia (CIO) do Grupo Pitágoras. É autor do livro Qualidade e Produtividade no Sistema Educacional, tendo ainda vários artigos publicados em grandes veículos de comunicação brasileiros e angolanos e na Internet.