O SINEP/MG realiza, no dia 23 de novembro, o Congresso das Neurociências aplicadas à Educação. O encontro irá se realizar no Teatro do Colégio Santa Dorotéia (Rua Chicago, 240, Sion), de 8h00 às 18h30. Na oportunidade, quatro palestrantes renomados irão discorrer sobre as principais novidades e discussões sobre as neurociências no ambiente escolar. Faça sua inscrição pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/congresso-das-neurociencias-aplicadas-a-educacao__650086

8h00 às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 10h30

Educação no século XXI: abordagem neurocognitiva das práticas pedagógicas

Com Dra. Annelise Júlio-Costa, psicóloga formada na UFMG; Farmacêutica - Universidade São José do Rosário Vellano; Mestre e Doutora em Neurociências – UFMG;  Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp);  Membro da diretoria de MG da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI); Membro do conselho científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).

Resumo: Entender como o cérebro aprende é fundamental para escolher as técnicas mais eficientes para o processo de aprendizagem acadêmica. No mundo atual há uma alta demanda de aprendizagem de conteúdos e pouco tempo para abordar todos os tópicos de forma aprofundada, por isso a eficiência é uma palavra-chave! O objetivo da palestra é apresentar como as neurociências cognitivas podem contribuir para potencialização das práticas pedagógicas. Esta é uma das áreas do conhecimento que pode fornecer estratégias baseadas em evidências em prol desenvolvimento acadêmico dos alunos e servindo não só para o crescimento individual, mas também como ferramenta para a promoção da capital mental do país.

10h30 às 11h00 Intervalo

11h00 às 13h00

Desempenho acadêmico: o que torna o aprendiz um bom estudante?

Com Dra. Leonor Guerra, Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1986), especialização em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1991) e doutorado em Biologia Celular pela UFMG (1996).

Resumo: O desempenho acadêmico, embora não seja o único, é o mais visível indicador da aprendizagem de um indivíduo no contexto escolar. Se soubermos quais são os fatores que o influenciam, podemos propiciar ao aprendiz as condições para que ele se torne um bom estudante. Vontade de aprender, dedicação às tarefas escolares, disciplina, atenção, boa memória, estímulos adequados, são fatores tradicionalmente considerados importantes para o desempenho acadêmico. No entanto, a psicologia cognitiva tem mostrado que a equação não é tão simples assim, e inclui a interação de vários outros aspectos do comportamento. Motivação, percepção de autoeficácia, emoções, estresse, autorregulação da aprendizagem e controle inibitório num mundo multitarefa são alguns deles. Será que já realizamos práticas, no cotidiano da escola, que contribuem para o desempenho acadêmico do aprendiz?

13h00 às 14h00 - Almoço

14h00 às 16h00

TDAH na Escola: o que todo educador deveria saber sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 

Com Alexandre Hatem, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2008), com aprimoramento em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) - CEFAC-RJ (2016/2017); Membro Internacional da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), com cursos de formação complementar nas áreas de neurociência, neuropsicologia, neurologia e educação. 

Resumo: Os diagnósticos e as intervenções médicas em casos de transtornos psiquiátricos na infância ainda provocam muita polêmica.  Os estudos ainda estão evoluindo, as incertezas são frequentes e o desenvolvimento de cada criança é sempre muito singular. Pare evitar prejuízos ainda maiores no futuro é preciso que os profissionais que trabalham com infância e adolescência direcionem esforços para construir uma trajetória mais flexível, acolhedora e inclusiva. Diante da expressiva incidência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é necessário que professores e pais tenham acesso aos conhecimentos básicos da evolução do quadro ao longo do desenvolvimento. Reconhecendo o custo-benefício dos tratamentos e entendendo os impactos acadêmicos e sociais. Vamos abordar um pouco das diferenças cerebrais no TDAH e das consequências dele ao longo das fases da vida.

16h00 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h30

“O desafio dos problemas de comportamentos em sala de aula: capacitação de mediadores/tutores"

Com Dra. Andressa Antunes, psicóloga formada pela UFMG e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - Faculdade de Medicina/UFMG, Professora em Cursos de Pós-Graduação: Neuropsicologia - Ciências Médicas de MG; Neuropsicologia – FUMEC; Neurociências e Educação - PUC Minas

Resumo: A inclusão escolar é um grande desafio, pois envolve uma capacitação multidisciplinar. Por um lado, há as questões pedagógicas que devem ser pensadas de forma personalizadas, entendendo o perfil cognitivo do aluno, por outro há, em alguns casos, os problemas de comportamento que devem ser manejados com o intuito de minimizar o impacto deles no processo de aprendizagem. Tais problemas podem ser graves, como os comportamentos explosivos e opositivos, o que exige um suporte de mediação em sala de aula. Há uma carência na formação dos mediadores em relação ao manejo de comportamento e esta palestra tem como objetivo caracterizar os perfis de problemas de comportamento e quais técnicas os mediadores podem usar para minimizar as dificuldades e desenvolver habilidades de autorregulação nos alunos.