Recentemente tem havido muitas movimentações e pressões contrárias à Educação a Distancia – EaD, o que torna motivo de muita preocupação para as pequenas, médias e grandes IES. Tais posturas indesejáveis são articuladas pelos Conselhos Profissionais, Poder Judiciário e Sindicatos de Professores de vários Estados. Para analisar esses fatos e buscar soluções atinentes, o SINEP-MG realizará um Seminário no próximo dia 24/05/2019, em que especialistas debaterão a questão. E daí delinearão possíveis alternativas para reflexão de nossos dirigentes quanto ao futuro mercado da EaD nas IES. Há necessidade imperiosa da participação em massa dos Dirigentes desse segmento educacional pois alguns encaminhamentos, inclusive sobre a próxima CCT, serão debatidos neste encontro.

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

14:00 – Recepção aos participantes.

14:15 – Composição da mesa e abertura dos trabalhos.

Mediador dos trabalhos:

  • Prof. Eduardo Soares de Oliveira

Diretor de Assuntos Educacionais do Sinep-MG e Coordenador da Câmara de Ensino Superior doSinep-MG

14:30 – Bloco I - Temas – Perspectivas do mercado de EaD no Ensino Superior, Possibilidades de crescimento na oferta para as pequenas e medias IES e formas de captação de alunos, Os impactos da atual legislação do MEC e as expectativas de mudança;

Palestrante: Professor Paulo Chanam - Graduado em Direito e mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). É Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Exerce a função de membro titular do Conselho de Administração da ABMES e é vice-presidente da Abrafi

15:30 - Bloco II – Temas – Interferências dos Conselhos Profissionais na oferta de Cursos EaD, As decisões judiciais de equivalência profissional entre tutor e professor, Impactos financeiros para IES e alunos face à esta equivalência, Pontos positivos e negativos de inclusão nas CCT’s de artigos que possam disciplinas a EaD.


Palestrantes: Prof. Carlos Longo, PhD - Engenheiro civil, MBA com PhD em gestão com ênfase na qualidade em serviços pela Newcastle University – Inglaterra. Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância,representa a ABED em comissões no INPE e CNE para definição e diretrizes do marco regulatório da Educação à Distância. Atuou como avaliador do INEP e pela SEED como membro de equipe de supervisão de Qualidade em IES em processo de supervisão. Carlos Longo é palestrante em conferências nacionais e internacionais e publicou artigos e capítulos de livros sobre ensino a distância e qualidade em serviços no Brasil e no exterior. Em novembro 2007, o instituto IPAE - RJ (Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação) agraciou o Prof. Carlos Longo com o Prêmio Destaque em Educação na modalidade de Educação a Distância.

16:30 – Abertura para perguntas e debate sobre os temas apresentados

17:30 – Encerramento

 

Inscreva-se https://www.sympla.com.br/ead-no-ensino-superior__525914