O SinepMG realiza, no dia 25 de Outubro, mais uma edição do "Conversando". Desta vez, teremos palestra do filósofo, educador e diretor do Colégio Maria Clara Machado, José Donizetti dos Santos, sobre a prática de Mindfulness no contexto escolar. 

Práticas de Mindfulness (Atenção Plena) no Contexto escolar: possibilidades e desafios!

Considerando que 90% da população do planeta sofre de males causados pelo stress e pela ansiedade, a Organização Mundial da Saúde já os considera uma epidemia global. Uma das alternativas mais eficientes no combate a esses males é o Mindfulness, a capacidade que todos temos de estar no momento presente de uma forma tranquila e equilibrada, com atitude de abertura e aceitação. É uma forma particular de dirigir a atenção para o momento presente. Os benefícios da prática de Mindfulness incluem: redução do stress e da ansiedade; maior habilidade no manejo das próprias emoções; maior empatia e compaixão; e aumento da capacidade de concentração.

No contexto escolar, tais práticas realizadas de maneira habitual poderão  trazer benefícios como maior concentração nas aulas e nos estudos, maior autocontrole das emoções e sentimentos, melhoria no aprendizado e nos relacionamentos, redução do stress e da ansiedade em geral e diminuição dos conflitos interpessoais.

Práticas de Mindfulness (Atenção Plena) no Contexto escolar: possibilidades e desafios!

Dia: 25/10 (sexta-feira)
Horário: 08h30 às 11h
Local: SINEP/MG (Rua Araguari, 644, Barro Preto)
Inscrições: gratuitas para escolas sindicalizadas

JOSÉ DONIZETTI DOS SANTOS
Filósofo, Educador há 41 anos.

- Instrutor de Mindfuless, certificado pelo MTI – Mindfulness Trainings Internacional, com orientação direta do Lama neozelandês Jangchub Reid.

- Especialista em Neurociência Aplicada à Educação.

- Formação em Hipnose Ericksoniana por Dr, Stephen Paul Adler (ACT Institute)/ Educação Sistêmica, PNL e Coaching Educacional.