A Anec, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, divulgou comunicado em apoio ao INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo Enem, e sua presidente, a professora Maria Inês Finni. O instituto e a president foram alvos de diversos ataques na Internet após a edição do ultimo Enem. Em participação no programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) criticou nesta segunda (5) uma questão da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tratava do “dialeto secreto” usado por gays e travestis. Ainda afirmou que, em sua gestão, o Ministério da Educação “não tratará de assuntos dessa forma”. Confira carta da ANEC:

"A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, representando a Educação Católica no Brasil.

A ANEC é o somatório da experiência, da tradição, da qualidade, da credibilidade, da história, do respaldo político e social de toda a Educação Católica no Brasil.

Hoje, a ANEC faz-se presente em mais de 900 municípios brasileiros, em todos os Estados da Federação, com aproximadamente 1130 colégios, 90 Instituições de Ensino Superior, 412 entidades mantenedoras e quase 112 mil professores e funcionários. Cuidamos diariamente do futuro de 1.500.000 crianças, jovens e adultos, que estudam em nossas Instituições de Educação
Básica e Ensino Superior.

Em cumprimento dos seus princípios político e pedagógico, confirmando seu zelo pela Missão da Escola Católica, como proposta de promoção de vida digna e plena para todos; por estar em constante diálogo com as diversas realidades e necessidades dos educandos na elaboração do currículo escolar; por estar sempre atenta e também promover as mudanças e inovações científicas e tecnológicas e por se empenhar em promover o direito à educação de qualidade e socialmente relevante, para e pelos direitos humanos, como caminho de promoção do bem comum e da cidadania global, a ANEC vem, por meio desta nota , reiterar seu apoio e respeito ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP .

O INEP, ao longo de seus 81 anos, tem realizado relevante papel no desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. Como órgão responsável pelo desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação e da produção das estatísticas educacionais, é reconhecido como referência para as políticas [1] públicas educacionais no Brasil graças às relevantes informações, de credibilidade nacional e reconhecimento internacional, que produz.

A ANEC destaca que o INEP tem contribuído, com excelência, na produção e disseminação de informações para subsidiar as políticas educacionais, garantindo instrumentos balizadores para que os sistemas de ensino possam ter programas e projetos que visem à melhoria da qualidade do ensino, em todos os níveis.

A ANEC repudia as manifestações divulgadas em alguns meios de comunicação e pelas redes sociais que desqualificam o trabalho que o INEP e sua presidente, a professora Maria Inês Finni, tem realizado com tanta propriedade e integridade, em especial nos referimos à prova do ENEM que aconteceu no dia 4 de novembro.

Acreditamos na vida em comunhão e no diálogo, portanto muito nos preocupa posts e notícias que promovem o ódio, a intolerância e ofendem moralmente pessoas que têm dedicado sua vida à educação de qualidade social.
Neste sentido, a ANEC se solidariza aos colaboradores (as) e à professora Maria Inês Finni, acreditando na idoneidade do trabalho que o INEP realiza."