"Este livro é para lhe contar o que as mentes mestras por trás do comunismo têm planejado fazer com seu filho em nome da 'educação'. Elas querem levá-lo do berçário, vesti-lo com um uniforme, colocar uma bandeira da foice e do martelo em uma mão e uma arma na outra, e enviá-lo para conquistar o mundo". Assim começa o livreto 100 coisas que você deveria saber sobre o comunismo e a educação, editado nos Estados Unidos, em 1948, pelo Comitê de Atividades Contra-Americanas, da U.S. House of Representatives - a Câmara dos Deputados americana. O material fazia parte de uma campanha de oposição a comunistas ou supostos comunistas dentro dos Estados Unidos, articulada pela direita americana, que durou cerca de uma década, entre os anos 40 e 50. Os professores estavam entre os alvos principais, por exercerem uma atividade vista como potencialmente perigosa - a "doutrinação" das novas gerações americanas. Foram interrogados em comitês de investigação perante o Congresso, incluídos em "listas negras" de banimento e demitidos sob acusação de serem "vermelhos".

Segundo especialistas, foi um dos maiores e mais longos episódios de repressão política da história dos Estados Unidos. No livreto direcionado aos pais de estudantes americanos, há outro exemplo de atividade vista como "perigosa" nas salas de aula: "A ênfase dos livros didáticos é posta no terço da população (americana) que está subalimentada, em vez de nos dois terços que estão bem alimentados". Em outras palavras, mostrar os problemas em vez das qualidades dos Estados Unidos podia ser visto como uma postura antiamericana, que precisava ser combatida. 

A Era McCarthy durou de 1946 a 1956. Nesse período, "o anticomunismo do macartismo não só acabou com o Partido Comunista americano, acabou também com ideias da esquerda em geral no país", diz Sean Purdy. Já a partir de 1957, a Era McCarty começou a retroceder. "As pessoas começaram a perceber que, na verdade, não havia uma grande ameça comunista", explica Schrecker.

Veja reportagem completa em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/12/10/o-medo-vermelho-nos-eua-nos-anos-50-professores-eram-interrogados-e-demitidos-sob-acusacao-de-serem-comunistas.ghtml

Fonte: G1
Finalidade: Educacional