O Centro Especializado Nossa Senhora D Assumpção (Censa Betim), que atende pessoas com deficiência intelectual de todo o país, completou 54 anos esse mês. As comemorações serão no dia 18 de agosto (sábado), com a presença das famílias dos educandos, autoridades e parceiros. Haverá uma apresentação de música clássica pela Banda de Betim e do coral de educandos da instituição. Colaboradores que contribuíram para a história do CENSA receberão homenagens.
Fundada pela educadora Ester Assumpção, uma mulher à frente do seu tempo, a instituição passou por transformações ao longo de mais de cinco décadas. "A modernização da instituição aprimorou o nosso trabalho e a nossa essência continua sendo a de oferecer qualidade de vida e uma educação socializadora para as pessoas com deficiência intelectual" relata a mestre psicologia e diretora da instituição, Natália Costa.
O Censa Betim promove a educação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e transtornos como o autismo, a Síndrome de Down e a paralisia cerebral. Com uma equipe transdisciplinar, tem uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade, equoterapia e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente integrado à natureza.