O SINEP/MG realiza neste sábado, dia 29 de setembro, um intensivo para professores sobre a BNCC, com vagas esgotadas. Houve 550 inscrições. O evento ocorrerá no Teatro da Fundac (Rua Diamantina, 463 – Lagoinha), onde funcionava o Campus Lagoinha do UniBH. A palestra de abertura será com o professor José Francisco Soares, relator da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no CNE, ex-presidente do INEP, e também com o professor Jorge Cascardo, a professora Ana Paula Maletta e a pedagoga Priscila Boy. Na oportunidade, os docentes terão um panorama sobre a BNCC, assim como as especificidades de sua aplicação em sala de aula. Horário do Encontro: das 08h30 às 17h.
BNCC foi homologada. E agora? O que muda na prática em sala de aula
Parte da manhã:
8h30: credenciamento e coffee break
9h: abertura
09h30: Professor José Francisco Soares – relator da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação, ex-presidente do INEP
A palestra, de abertura, servirá como um panorama sobre os trâmites da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação, principais pontos de importância para os professores, sua aprovação, o que muda de forma geral na sala de aula, o que foi retirado da BNCC por questões políticas mas que pode ser trabalhado em sala de aula.
10h30: Professor Jorge Luiz Cascardo – Consultor educacional e assessor nas áreas de Gestão, Currículo e Avaliação, especialista em BNCC.
“BNCC: caminhos, demandas, desafios: o que muda nas salas de aula brasileiras?”
A palestra mostrará os caminhos da BNCC, suas especificidades e de que forma ela se estabeleceu, quais foram as demandas, os principais desafios e a forma que a escola particular se insere neste processo. O professor dará sua visão sobre as competências e peculiaridades da Base, assim como o que esperar dela e do futuro educacional.
ALMOÇO: 11h30
Parte da tarde:
13h30: Ana Paula Maletta
Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professora da Faculdade de Educação da UEMG, atua como consultora e Assessora Pedagógica em diversos setores da Educação com atuação nacional.
Como a BNCC pode ser aplicada em sala de aula na Educação Infantil?
15h: Intervalo – café
15h30: Priscila Boy – Pedagoga, mestre em Ciência da Educação; pós-graduada em antropologia filosófica e docência; consultora, especialista em BNCC.
Como a BNCC pode ser aplicada no Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais? O que se espera do futuro?
17h: Encerramento