O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realiza o projeto “Dia de pensar sobre a sociedade de consumo”, que objetiva oferecer orientações para que os adolescentes aprendam a identificar a publicidade enganosa e abusiva, a questionar a necessidade de adquirir certos bens, a planejar os gastos e a administrar a própria renda. Além disso, pretende-se despertar o interesse dos adolescentes pelos direitos e deveres do consumidor. A ação educacional é feita pela equipe do Procon-MG, nas escolas do ensino médio, em forma de bate-papo com os adolescentes. De acordo com o Procon-MG, a adolescência é o momento em que muitos desses estudantes entram no mercado de trabalho e, portanto, começam a administrar a própria vida financeira. Visto que essa é a fase da vida em que se cria uma identidade pessoal, muitos adolescentes fazem do consumo uma maneira de afirmar a própria identidade e de confirmar o pertencimento a um grupo.  Segundo o órgão de defesa do consumidor, muitos desses adolescentes, influenciados em demasia pela publicidade, passam a dar valor a marcas e produtos de última geração. Em decorrência disso, há jovens que gastam grande parte do próprio dinheiro com itens não essenciais, para impressionar os colegas. Ao assumir dívidas sem planejamento, vários deles acabam comprometendo o orçamento.

 

As escolas interessadas em receber a ação devem encaminhar o pedido para o e-mail eedc@mpmg.mp.br