Faltam 18 dias para o Encontro Mineiro de Educação, evento tradicional entre as instituições de ensino.

Inscrições com preço promocional: https://www.sympla.com.br/xv-eme---encontro-mineiro-de-educacao__413003

O Encontro Mineiro de Educação chega à sua 15ª edição completamente reformulado, com novas atividades, espaços e discussões educacionais imperdíveis. Nosso encontro será nos dias 05 e 06 de abril de 2019 no Actuall Hotel (em Contagem, MG).

Tradicional entre as escolas mineiras, o Encontro é um dos mais importantes eventos educacionais do Brasil, com tudo aquilo que há de mais relevante para atualização, formação e melhoria das nossas escolas. 

Pensando na escola do futuro, o SINEP/MG traz uma programação com o que há de mais moderno e atual na Educação Brasileira. O tema do próximo encontro será o “Querer, poder e fazer na escola contemporânea”. Entre as novidades, minipalestras simultâneas, inclusão das escolas em atividades culturais durante o evento, participação de alunos em painéis educativos, além dos tradicionais momentos de interação educacional e afetiva entre os educadores. 

 

Inscrições com preço promocional: https://www.sympla.com.br/xv-eme---encontro-mineiro-de-educacao__413003

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO XV ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO

 

05/04 (sexta-feira)

A partir de 14h - Coffee Break de boas vindas / credenciamento

15h às 15h45 / 16h às 16h45 - TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) - Pequenas conferências ocorrendo simultaneamente.

16h45 às 17h30 - Coffee Break e visita aos stands

17h30 às 18h15 - TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) - Pequenas conferências ocorrendo simultaneamente.

18h45 - ABERTURA OFICIAL

19h30 às 20h45 -  PALESTRA MAGNA -  A união do QUERER, do PODER e do FAZER: Para onde o Brasil está caminhando?

Alexandre Garcia

Jornalista, apresentador, articulista e comentarista político. Um dos nomes mais respeitados e conhecidos da imprensa brasileira, atuou na TV Globo por 30 anos, dentre 1988 e 2018. É colunista em 15 jornais e comentarista em 280 emissoras de rádio. Cobriu três guerras e recebeu da Rainha Elizabeth II a Ordem do Império Britânico. Como escritor, é autor dos livros “João Presidente” e “Nos Bastidores da Notícia”, que vendeu mais de 50 mil exemplares e está na 11a edição. Em suas palestras, Alexandre Garcia aborda os atuais cenários da política nacional e internacional.

21h - Coquetel de Confraternização

 

* Na sexta-feira, teremos tarde de autógrafos com os palestrantes.

 

06/04 (sábado)

8h às 8h45 - Coffee Break de boas vindas / credenciamento

8h45 às 09h - Momento cultural 

9h às 10h30 - A educação do QUERER de qualidade.  Palestra: Desafios da educação na sociedade do conhecimento.

Viviane Mosé

Filósofa, psicóloga e psicanalista. Autora do livro: "A Escola e os desafios contemporâneos", onde faz considerações importantes sobre o atual papel da escola e as perspectivas para o futuro. Redigiu e apresentou o quadro “Ser ou não ser”, do Programa Fantástico, da TV Globo, no qual abordava temas de filosofia em uma linguagem mais cotidiana. É também autora dos livros de poemas: Escritos, Toda Palavra, Pensamento Chão e Desato.

10h30 às 11h15 - Coffee Break e visita aos stands

11h15 às 12h45 - O PODER, enquanto autoridade e influência.  Palestra: O alcance das inovações para transformar a educação, na prática.

Anna Penido

Diretora do Inspirare, jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. 

12h45 às 14h - Almoço de confraternização

14h às 14h15 - Momento cultural

14h15 às 15h45 - O FAZER, como posição determinada para a mudança. Palestra: O futuro do mundo e os impactos na educação.

Jaqueline Weigel 

Futurista, humanista facilitadora de educação corporativa, CEO da W Futurismo e W Future School, partner do Projeto Millennium, expert em Desenvolvimento Humano e Gestão Estratégica de Mudança. Formada em Gestão de Pessoas e Competências pela FGV-SP e aluna da Singularity University, certificada como Professional Certified Coach pela ICF há 15 anos e empreendedora digital. Atua em mudança de cultura e estratégias de inovação, facilita programas de liderança exponencial e participa ativamente dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo do Brasil.

15h45 às 16h30 -  Coffee Break e visita aos stands

16h30 às 18h - PAINEL: o QUERER, o PODER e o FAZER para a educação de qualidade

Alunos convidados do Ensino Médio e Ensino Superior

Marcelo Ligere

MBA em administração e especialização em MKT pela FGV, administrador de empresas, atua há 28 anos na Rede Globo, desempenhando vários cargos executivos na área de negócios, em SP, sul do país e há 05 anos está na Globo Minas. Assumiu a direção regional há 02 anos.

Manu Bezerra

Possui uma inquietude em conectar pessoas e desenhar experiências de aprendizagem significativas. Mestre em Educação pela PUC Minas, transita entre docência, gestão e desenvolvimento de projetos e produtos educacionais. É coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão para Transformação Digital na Educação (PUC Minas), co-líder do Google Educators Group chapter Belo Horizonte e Google Innovator, onde tem mediado formações na área de design de experiências de aprendizagem, cultura maker, movimento STEAM, gamificação, processos de inovação e uso de tecnologias digitais.

Lucas Ávila (Mediação) - Jornalista e mestrando em Educação pela PUC Minas.

18h - Encerramento e sorteio de brindes

Bráulio Bessa

Com mais de 200 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta Bráulio Bessa é autor dos livros: Poesia com Rapadura e Poesia que Transforma. Recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa "Encontro com Fátima Bernardes", do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos, é considerado um fenômeno do mercado literário atual e um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.

 

Faça sua inscrição:

Vagas limitadas!

https://www.sympla.com.br/xv-eme---encontro-mineiro-de-educacao__413003